🦋A glândula tireoide é um pequeno órgão em forma de borboleta na garganta e tem 5 centímetros de largura e pesa entre 20 e 60 gramas.

 

🧐A glândula tireóide, em particular, controla praticamente todas as células do corpo humano. Ela secreta os hormônios, calcitonina, T4 (tetraiodotironina) e T3 (triiodotironina) na corrente sanguínea. Os hormônios controlam a taxa na qual células e órgãos transformam nutrientes em energia e a quantidade de oxigênio usada.

 

💡A tireóide também regula a função e o desenvolvimento do cérebro e dos nervos, além da função da pele, cabelos, olhos, coração e intestinos.

 

👭🏻As mulheres estão particularmente em risco de um problema de tireóide. Uma em cada oito mulheres desenvolverá um distúrbio da tiróide durante o curso de suas vidas - que é de cinco a oito vezes a taxa em homens.

 

Tireóide e gestação

 

🤰🏻Os hormônios produzidos pela glândula tireoide são essenciais para a saúde da mãe e do bebê. É durante a gravidez que ela passa a ser ainda mais exigida, pois precisa dar conta do metabolismo da gestante e da criança.

 

🧠Logo no início da gestação, há o desenvolvimento neurológico do feto. Para que esse desenvolvimento não fique prejudicado, é importante que os níveis de hormônios tireoidianos estejam adequados.

 

📍No entanto, a tireoide do bebê só começa a ser formada de fato a partir da 20ª semana de gestação. Com isso, enquanto a tireoide dele não está formada, o bebê depende, exclusivamente, do hormônio materno.

 

🤱🏼O mau funcionamento da tireoide durante a gravidez pode causar sérios problemas de saúde, tanto para a mãe quanto para o feto. Dentre os riscos para a gestante estão: o aumento da pressão arterial, abortos e partos prematuros. Já para o bebê, problemas mentais, déficit cognitivo e aparecimento de bócio são alguns dos riscos.