Whey protein

  

Originário do soro do leite de vaca, extraído durante o processo de produção do queijo, o Whey protein é um suplemento de elevado valor nutricional.

 

Originário do soro do leite de vaca, extraído durante o processo de produção do queijo, o Whey protein é um suplemento de elevado valor nutricional.

 

Além de proteínas, contém aminoácidos essenciais, incluindo os de cadeia ramificada (BCAA) – leucina, isoleucina e valina, não necessitando suplementação isolada destes.

 

Uma série de estudos mostrou que a suplementação proteica promove aumento de massa magra. Para anabolismo muscular é necessário um balanço proteico positivo, recomenda-se para adultos, sem doenças, para aumento de massa muscular, uma ingesta de 1,4 a 2 g de proteína/ Kg/dia em combinação com programa de treinamento resistido (musculação).

 

A ingestão de proteínas (20-40g) após o exercício de força ou resistência, estimula a síntese proteica, inibe a degradação muscular, facilita a resposta adaptativa, resultando em recondicionamento muscular mais eficiente.

 

O fator mais importante para otimizar a síntese proteica muscular é a quantidade de leucina (principal BCAA). 

 

Para indivíduos que treinam força e resistência, a fonte proteica ideal a ser utilizada após o treino deve ser de rápida absorção e conter ao menos 3 gramas de leucina. Estudos citam que o Whey protein contém cerca de 50-75% a mais de leucina do que outras fontes de proteínas.

Fonte: Suplementos, exercícios e esportes: uma visão endocrinológica. Sociedade brasileira de endocrinologia e metabologia.